31 out fagulhas: um desafio poético
algumas pessoas já sabem, outras não, mas eu adoro poesia e conversar sobre processos criativos é uma das coisas que mais me interessa nesta vidinha. resolvi unir as duas coisas e criei um desafio que consiste em escrever um poema por dia durante um mês. me inspirei, para isso, em desafios como o inktober e o nanowrimo, propostas que sugerem que os participantes façam um desenho por dia e que escrevam um texto de 50 mil palavras em um mês, respectivamente.
no princípio, a ideia era simplesmente escrever um poema por dia. mas, como estou gostando da troca que consegui estabelecer com pessoas que me leem aqui e que interagem comigo principalmente pela internet neste tempo de pandemia, proponho também a socialização das criações e das impressões com quem estiver cumprindo o desafio. mais do que sugerir temas, desenvolvi algumas sugestões e/ou instruções de escrita para o caso de alguém estar se sentindo travado ou sobrecarregado com as infinitas possibilidades do poema.
como eu disse, gosto de acompanhar processos criativos e de conversar sobre eles, então criei a hashtag #umafagulhapordia para os fagulhers (kkk) compartilharem suas criações lá no instagram. também criei este blog que pretende ser um daqueles blogs que a gente tinha quando não estávamos tão concentrados em pedir likes nas nossas selfies. aqui estou publicando os poemas feitos durante o mês, além de usá-lo como diário neste desafio, quando tiver o que falar (às vezes não tem mesmo né, gente, a coisa só vem e a gente escreve ela). você, desafiado ou desafiada, pode comentar nos posts do blog, que vai ser um lugar massa pra bater papo.
eu criei as instruções deste desafio utilizando muitas coisas que aprendi durante o laboratório poético da querida Angélica Freitas, oficina de escrita que ela ofereceu quando eu morei no Recife e este foi o acontecimento que fez a minha relação com a poesia mudar pra melhor. já falei um pouco sobre a poesia e eu aqui e sobre o lab poético aqui. espero conseguir criar junto contigo um ambiente (mesmo que virtual) tão acolhedor quanto o dos encontros poéticos em que estive presente.

FAGULHAS
#umafagulhapordia
a seguir, estão elencados alguns temas/instruções para escrita poética em cada dia do mês. sinta-se livre para não acatar as sugestões ou para apenas segui-las quando precisar de algum empurrãozinho.
a interpretação fica por sua conta e risco.
1 um poema com nome de cidade
2 um poema revisitando uma memória infantil
3 um poema com nome de uma cor
4 um poema sobre um lugar
5 um poema sobre uma lembrança
6 um poema sobre uma primeira vez
7 um poema em acróstico
8 escolha uma palavra pontuda, uma palavra macia e uma palavra mole. utilize as três em um poema
9 um poema sobre uma estação
10 um poema com nome de pessoa
11 um poema anunciando algo
12 vá até a janela. escreva um poema sobre o que vê
13 um poema sobre um corpo. ou sobre uma parte de um corpo.
14 escolha uma foto. escreva o poema sobre algo ou alguém presente nela
15 inicie o poema com a última frase do poema #14
16 um poema sobre um animal
17 um poema sobre sua moradia
18 um poema sobre uma comida
19 um poema acróstico
20 um poema sobre planta
21 um poema que descreve um encontro
22 um poema sobre uma peça de roupa
23 um poema sobre sombra
24 abra um livro na página 92 e escreva um poema contendo a segunda palavra
25 um poema com repetição
26 um poema com nome de um país
27 olhe em volta, escolha um objeto e escreva um poema sobre ele
28 um poema sobre um esporte
29 reescreva o poema #28 sem relê-lo, baseie-se no que você lembra que escreveu
30 um poema sobre despedidas
além disso tudo, a Brenda Vidal, uma querida que ela é, criou uma playlist pensada especificamente para o fagulhas! ai, como amo playlists temáticas. você pode ouvir o que ela aprontou lá no youtube ou no spotify:
mãos à obra!
No Comments